Criar uma Loja Virtual Grátis
Poesias

Cursos Online na Área de Pós Graduação

 Julho/Agosto

Olá, seja bem-vindo.

Está página é dedicada sem dúvida ao mais completo artista que o mundo conheceu.

Para dedicar uma homenagem o site fez um apanhado histórico da vida e obra de Charles Chaplin.

Confira!

Charles Spencer Chaplin, mais conhecido como Charlie Chaplin, foi um ator, diretor, produtor, humorista, empresário, escritor, comediante, dançarino, roteirista e músico britânico. 

Chaplin nasceu em Londres no ano de 1889 e iniciou sua carreira como mímico, fazendo excursões para apresentar sua arte. Em 1913, durante uma de suas viagens pelo mundo.

Maior nome do filme mudo, Charlie Chaplin foi também um grande criador de sucessos sonoros. Chaplin morreu há quase 40 anos, mas seus filmes e especialmente seu personagem Carlitos, o Vagabundo continuam sendo diversão garantida, como mostra Nelson Motta:

Ator e diretor genial e o maior comediante de todos os tempos é pouco para Charlie Chaplin, que há 100 anos lançava os seus primeiros curtas e começava a se tornar um dos pais fundadores do cinema, usando o humor para fazer crítica política e social e fazendo rir e chorar com seus filmes.

Filho de artistas populares, o londrino Charles Chaplin começou no teatro criança, teve uma infância dificílima e com 20 anos fez uma turnê nos Estados Unidos, onde começou a fazer cinema para ganhar algum dinheiro. Em um mês, filmou seis curta-metragens e foi neles que nasceu o Vagabundo que o imortalizaria.

Ator, produtor, roteirista, diretor e músico de seus filmes, Chaplin tinha total liberdade para criar e foi além das pantomimas e do pastelão, acrescentando o lirismo e a comédia romântica, e logo lançava um dos seus maiores clássicos: "O Garoto".

Quando o mundo mergulhava na carnificina da Primeira Guerra Mundial, Chaplin fazia o mundo rir e se comover com "O Circo" e "A Febre do Ouro".

Chaplin resistiu o quanto pode ao cinema falado, mas, aos poucos, foi acrescentando música e ruídos aos filmes e encantando o mundo com a crítica da sociedade industrial em "Tempos Modernos".

Em "Luzes da Cidade", juntou o humor ao romantismo em um dos maiores filmes de todos os tempos.

Chaplin só começou a falar na tela em 1940, quando os Estados Unidos hesitavam em entrar na guerra com o nazismo. E falou grosso com a força devastadora do seu humor ridicularizando Hitler em "O Grande Ditador".

Perseguido nos Estados Unidos como esquerdista, Chaplin se mudou para a Europa em 1952 e seus dois últimos filmes dividiram a crítica. Tanto a sátira política "Um Rei em Nova York" como a comédia romântica "A Condessa de Hong Kong", com Marlon Brando e Sophia Loren.

O Vagabundo de Chaplin é a consagração do herói marginal dentro do sonho americano e se tornou um dos personagens mais imitados do mundo.

poesias 

"Pensamos demasiadamente

Sentimos muito pouco

Necessitamos mais de humildade

Que de máquinas.

Mais de bondade e ternura

Que de inteligência.

Sem isso,

A vida se tornará violenta e

Tudo se perderá.

Se matamos uma pessoa somos assassinos.

Se matamos milhões de homens, celebram-nos como heróis".

 

"A coisa mais injusta sobre a vida é a maneira como ela termina. Eu acho que o verdadeiro ciclo da vida está todo de trás pra frente. Nós deveríamos morrer primeiro, nos livrar logo disso. 

Daí viver num asilo, até ser chutado pra fora de lá por estar muito novo. Ganhar um relógio de ouro e ir trabalhar. Então você trabalha 40 anos até ficar novo o bastante pra poder aproveitar sua aposentadoria. Aí você curte tudo, bebe bastante álcool, faz festas e se prepara para a faculdade. 

Você vai para colégio, tem várias namoradas, vira criança, não tem nenhuma responsabilidade, se torna um bebezinho de colo, volta pro útero da mãe, passa seus últimos nove meses de vida flutuando. E termina tudo com um ótimo orgasmo! Não seria perfeito?"

"Quando me amei de verdade, compreendi que em qualquer circunstância, eu estava no lugar certo, na hora certa, no momento exato.

E então, pude relaxar.

Hoje sei que isso tem nome... Auto-estima.

Quando me amei de verdade, pude perceber que minha angústia, meu sofrimento emocional, não passa de um sinal de que estou indo contra minhas verdades.

Hoje sei que isso é...Autenticidade.

Quando me amei de verdade, parei de desejar que a minha vida fosse diferente e comecei a ver que tudo o que acontece contribui para o meu crescimento.

Hoje chamo isso de... Amadurecimento.

Quando me amei de verdade, comecei a perceber como é ofensivo tentar forçar alguma situação ou alguém apenas para realizar aquilo que desejo, mesmo sabendo que não é o momento ou a pessoa não está preparada, inclusive eu mesmo.

Hoje sei que o nome disso é... Respeito.

Quando me amei de verdade comecei a me livrar de tudo que não fosse saudável... Pessoas, tarefas, tudo e qualquer coisa que me pusesse para baixo. De início minha razão chamou essa atitude de egoísmo.

Hoje sei que se chama... Amor-próprio.

Quando me amei de verdade, deixei de temer o meu tempo livre e desisti de fazer grandes planos, abandonei os projetos megalômanos de futuro.

Hoje faço o que acho certo, o que gosto, quando quero e no meu próprio ritmo.

Hoje sei que isso é... Simplicidade.

Quando me amei de verdade, desisti de querer sempre ter razão e, com isso, errei muitas menos vezes.

Hoje descobri a... Humildade.

Quando me amei de verdade, desisti de ficar revivendo o passado e de preocupar com o futuro. Agora, me mantenho no presente, que é onde a vida acontece.

Hoje vivo um dia de cada vez. Isso é... Plenitude.

Quando me amei de verdade, percebi que minha mente pode me atormentar e me decepcionar. Mas quando a coloco a serviço do meu coração, ela se torna uma grande e valiosa aliada.

Tudo isso é... Saber viver!!!"

 

”Durante a nossa vida:

Conhecemos pessoas que vem e que ficam,

Outras que vem e passam.

Existem aquelas que,

Vem, ficam e depois de algum tempo se vão.

Mas existem aquelas que vem e se vão com uma enorme vontade de ficar...”

 

"Mais do que máquinas precisamos de humanidade.
Mais do que inteligência precisamos de afeição e doçura.
Sem essas virtudes a vida será de violência e tudo estará perdido."

"Não preciso me drogar para ser um gênio; 
Não preciso ser um gênio para ser humano; 
Mas preciso do seu sorriso para ser feliz."